Nossos Objetivos Seja bem vindo! Tudo o que a SACF pode fazer por você! Calendário, Normas, e muito mais! Títulos & Sistema de Pontuação Raças & Cores aceitas Fale conosco
Download da Proposta de Associação

EXPOSIÇÕES & EVENTOS

A SACF realizou diversas Exposições, cujos detalhes estão à disposição no Show Flyer  de cada Evento, no site do Clube, ou ainda, na Sede da SACF. Por ora, as Exposições estão temporariamente suspensas. 
Os links  ao lado levam às páginas específicas para conhecer o sistema de pontuação, aos formulários de solicitação de serviços,  etc. A seguir, preparamos um roteiro de informações sobre o sistema utilizado em nossos Shows: quais são as Classes, Divisões, ordem de cores, categorias, sistema de numeração, etc.

              A) CLASSES

-   SPECIAL KITTENS:
Classe OFICIAL da South America Cat Fanciers, que inclui filhotes de raças reconhecidas pela SACF, de 03 meses a 03 meses e 29 dias de idade. Competem apenas uma vez por dia/por Juiz, a fim de evitar stress ao filhote. Classe válida para a classificação do Gato do Ano dos Clubes afiliados, não válida para os Regional Winners (RW) e para Campeonato.  
 

-      KITTENS:
Classe oficial da SACF, que inclui filhotes de gatos de raças, de 4 a 7 meses e 29 dias de idade. Concorrem em todos os Rings de Julgamento, classe válida para os títulos de Regional Winners (RW), não válida para Campeonato.

Sistema de Pontuação & Títulos SACF

Solicitação de Serviços - Formulários para Download
Fale conosco!

             -      CATS:
                     Classe Oficial SACF, aonde concorrem todos os gatos, machos e fêmeas de raças reconhecidas pela SACF, e que não estejam esterilizados, com 
                             mais de 8 meses de idade. Classe válida para todos os títulos SACF (Campeonato, RW, e DM). 

-      ALTERS:
Classe oficial aonde competem todos os gatos de raça que estejam devidamente castrados. Concorrem à todos os títulos SACF (Campeonato competente, RW, e também aos títulos de Distinguished Merit). 

-      DOMÉSTICOS:
Classe Oficial aonde concorrem todos os gatos sem raça definida (não inclui gatos de raça fora do padrão), e devem estar obrigatoriamente esterilizados. Gatos que tenham sido recolhidos das ruas há menos de 60 (sessenta) dias não poderão competir, por tratar-se de período de quarentena.  Classe válida para o campeonato competente, e para os RW.

                 B) MODALIDADES DE RINGS:
            
As modalidades de julgamento da SACF são:

-     Rings All Breed: as raças de Pelo Curto e Pelo Longo são julgadas separadamente, mas compartilham da mesma final;

-     Specialty: as raças de Pelo Curto e Pelo Longo são julgadas separadamente, e tem finais separadas: uma final  para as raças de Pelo Curto, e outra final para as raças de Pelo Longo.

-     Congressos: modalidades de julgamento de deliberação do Clube realizador do Evento. Normalmente realizadas a fim de auxiliar o campeonato dos gatos adultos, ou de determinadas raças: poderão ser de Machos & Fêmeas (que  concorrem separadamente), Congressos de Raças (Pelo Curto & Pelo Longo, por exemplo), ou qualquer outra modalidade estipulada pelo Clube, desde que não prejudique todos os gatos inscritos naquela classe.

                   C) CORES: 
             Para conhecer as cores, sua nomenclatura e as raças reconhecidas pela SACF, consulte a página Raças & Cores.
 

                    D) SISTEMA DE JULGAMENTO:

                         Ø       ORDEM DE INSERÇÃO & JULGAMENTO:
                         A  inserção dos gatos no Catálogo seguirá a seguinte ordem:

                           1)      Por Classes: Filhotes (4 a 8 meses), Adultos, Castrados, Domésticos, Filhotes Especiais (3 meses a 3 meses e 29 dias), e então, os Filhotes a Venda.
                           2)     
Depois, por ordem alfabética de Raças, primeiro de Pelo Longo (LH), e depois, de Pelo Curto (SH).
                          
3)      E, nas raças que permitirem a Categoria Ponteada & Tradicional, serão relacionados primeiro os Ponteados, e depois as Cores Tradicionais.
 

           Classificados primeiro por classe (Adultos, Filhotes, etc), depois por Raças (LH, depois SH), e então por Categoria dentro de cada Raça (Ponteada e Tradicional), passamos a separa-los então por Divisão (também conhecido por ‘Variedade’):  
                          
1º Divisão: Sólido
                   2º Divisão: Torties
                    3º Divisão: Tabbies
                    4º: Divisão: Shaded / Smokes (todos os gatos com gen inibidor): Smokes &, Shadeds (torties & reds).
                    5º Divisão: Silver/Golden
                         
6º Divisão: Particolors, (incluindo os Particolors Tabbies e Smokes). 
 

               A seguir, em cada Divisão, vem a ordem das cores: brancos, depois as cores provenientes de Preto & suas variações/diluições; e então os Vermelhos e suas diluições e, finalmente, as Torties & diluições, na mesma ordem de cores.
                     1)      Brancos (olhos azuis e cobres),
                     2)      Pretos
                     3)      Chocolates
                     4)      Azuis
                     5)      Lilazes
                     6)      Vermelhos
                     7)      Cremes
                     8)      Torties  
                            9)     
Blue Torties
 

           E assim sucessivamente,  segue-se a mesma ordem nas outras divisões: Tabbies (Brown Tabby, Blue Tabby, etc), Silvers/Smokes*, Particolors**. Depois de julgados os gatos da Categoria Ponteada, são julgados os Tradicionais, respeitando sempre o mesmo critério de Classe, Raça, Categoria, Divisão (Variedade), e Cores.   

  Ø       SISTEMA DE NUMERAÇÃO:

A numeração seguirá o seguinte esquema:  

  • 001 a 049: Filhote P. Longo (BIrman, HImalayan, etc) * 051 a 099: Filhotes P. Curto (ABissinian, EXotic SH, etc);
  • 101 a 199: Adultos de Pelo Longo            *       201 a 299:  Adultos de Pelo Curto
  • 301 a 349: Castrados de Pelo Longo        *       351 a 399 – Castrados de Pelo Curto
  • 401 a 449: Filhotes domésticos de P. Longo, e, na seqüência, os Adultos Domésticos de P. Longo.
  • 451 a 499: Filhotes Domésticos de Pelo Curto, e os Adultos Domésticos de Pelo Curto.
  • 601 a 699: Somente para exibição (all concour)
  • 801 a 849: Filhote Especiais de Pelo Longo        *        851 a 899 – Filhotes Especiais de Pelo Curto.
  • 901 a 999: Gatos somente a Venda.

 */ ** Os HIMALAIAS BICOLORES, os Himalaias Silvers e Himalaias Goldens são aceitos na SACF, bem como todas as outras cores provenientes de acasalamentos aceitos e reconhecidos internacionalmente, sendo julgados e pontuados exatamente como todos os outros. 

  Ø      FINAIS: 

                O número de gatos nas finais dependerá da quantidade de exemplares concorrendo na classe, lembrando que, nos Rings Specialty, os gatos de pelo longo concorrem separadamente dos de pelo curto e, nesses casos, teremos duas classes de Filhotes, ou de gatos adultos, por exemplo: os gatos adultos de pelo longo e os adultos de pelo curto, e assim por diante. 
                       a)    Quando houver acima de 20 gatos na classe, teremos sempre 10 exemplares nas finais.
                               b)    Se tivermos acima de 50 gatos na classe, as finais serão de 15 gatos.
                               c)     Quando houver menos de 20 gatos na Classe, as Finais serão de 05 gatos.

             A cada Ring, o gato acumula pontos, que são válidos para o Campeonato (títulos), para a classificação dos Regional Winners SACF da temporada, para os Distinguished Merit, bem como para o  Gato do Ano dos Clubes, conforme critério. Cada Expositor pode acompanhar a pontuação obtida durante a Exposição, no próprio Catálogo, nas últimas páginas.
          
     Esperamos que essas explicações ajudem bastante, e esperamos que estejam conosco em nossas futuras Exposições. Julgamentos corretos e imparciais, ambiente agradável, preparado com sofisticação e carinho, bem como grandes títulos o aguardam.  Que nossos Eventos possam ser sempre agradáveis e prazerosos, como o Mundo do Gato deve ser. Contamos com todos nas próximas!